terça-feira, 12 de outubro de 2010

"A alimentação saudável é a árvore da vida"


Hoje em dia uma questão muito preocupante é a forma como as crianças estão sendo estimuladas a se alimentar. A mídia é muito forte e têm agido de forma agressiva na questão do estímulo ao consumo de alimentos ricos em gordura, açúcar, e consequentemente muito calóricos, alimentos estes que são a preferência da criançada, podendo ocasionar posteriormente uma série de doenças crônicas e degenerativas como a obesidade, dislipidemias, doenças do coração, diabetes, entre outras. Lembrando também que o maior exemplo que a criança tem está dentro da própria casa, podendo estes ajudar ou piorar a situação. Introduzir cada vez mais o conceito de ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL e da NUTRIÇÃO para crianças é um importante caminho para termos adolescentes e adultos com hábitos adequados, prevenindo, mantendo a saúde, e concretizando o objetivo da qualidade de vida.

É na infância que são fixados os hábitos alimentares nos quais serão levados para o futuro. È nesta hora também que a escola tem um papel fundamental, por isso devemos ensinar a EDUCAÇÃO NUTRICIONAL na creche ou na escola, esta disciplina deveria fazer parte efetiva do currículo escolar, para que assim ensinemos as nossas crianças a se alimentar melhor, pelo menos com qualidade, principalmente pelo fato de que NUTRIÇÃO É PREVENÇÃO!!!

O nutricionista é o profissional habilitado para difundir este conceito junto aos professores, pais e pedagogos.

Um comentário:

  1. Oi Raphaella! Concordo que é de fundamental importância tratar desse assunto nas escolas. Penso que, se o filho, não vê o pai e/ou mãe se alimentando saudavelmente, fica difícil despertar o desejo dele por alimentos mais saudáveis. Parabéns pelo texto!!!

    ResponderExcluir