sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pirâmide dos Alimentos

A pirâmide alimentar divide os grupos de alimentos, deixando claro que todos nós podemos comer de tudo um pouco, tudo vai depender do objetivo de cada um. A pirâmide deve ser interpretada de forma decrescente, ou seja, devemos consumir em maior quantidade os energéticos (base da pirâmide), seguidos dos reguladores, dos construtores e por último os energéticos extras (topo da pirâmide), que são alimentos de consumo limitado.


Os alimentos energéticos - são os responsáveis por gerar energia (combustível) para que nosso organismo possa realizar suas funções básicas e extras, e que ele não pode de jeito nenhum se ausentar da dieta. Estes são os carboidratos, ex: farinhas, pães, tubérculos, massas, etc.


Os reguladores - legumes, frutas e verduras - fornecem vitaminas, minerais, fibras e água, nutrientes importantíssimos para o equilíbrio do corpo.


Os construtores - são responsáveis pela construção dos novos tecidos, pelo crescimento, pela reparação e manutenção do desgaste natural dos mesmos. Estes são as proteínas, ex: leite e derivados, carnes, ovos e leguminosas.


Energéticos extras - os açúcares e doces devem ser consumidos com muita moderação, já as gorduras, por sua vez, são necessárias para o organismo, mas devemos ficar atentos quanto à qualidade delas e também devem ser consumidas com moderação.


A pirâmide alimentar representa que se pode comer de tudo, sem enjoar da dieta, tornando os hábitos alimentares mais saudáveis e variados. Todos os grupos tem sua importância e não devem ser deixados de lado, a não se que se tenha alguma patologia. 


Tudo é uma questão de equilíbrio! Siga uma alimentação saudável e balanceada e descubra seus benefícios para uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário